Mais imagens clique aqui |
No Domingo de Ramos, a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em comunhão com toda à Igreja, fez a abertura da Semana Santa com a celebração da bênção dos ramos na Capela São Miguel às 17:30h; logo em seguida a procissão pelas principais ruas da cidade rumo a Igreja Matriz onde se celebrou a Santa Missa. A Igreja se tornou pequena para a grande multidão de fiéis. Desde a reforma iniciada no ano passado, esta foi à primeira celebração feita na Matriz após a reforma.
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.
Na Segunda e Terça - feira Santa, o Pe.Feliciano, visitou os doentes e fez confissões. À noite foi celebrado a Via-sacra na Igreja Matriz.
Na Quarta-feira Santa, como já é tradição, houve a missa com Idosos e doentes às 8h da manhã na Matriz com participação de muita gente. Esta celebração foi assumida pelo Apostolado da Oração e pela Pastoral da Pessoa Idosa que faz um bonito trabalho de acompanhamento a estes idosos e doentes juntamente com outros grupos pastorais da cidade de Pio IX. À noite, aconteceu a via sacra no centro da cidade. É o quarto dia da Semana Santa. Conhecida por todos por quarta feira de trevas porque antecede a morte de Jesus.
Na Quinta - Feira Santa às 17h houve a celebração da Ceia do Senhor e do Lava-pés, assumida pelos casais paroquianos, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia noite pelos grupos de Oração e das Pastorais. Começamos às 19h com as crianças da catequese, Infância Missionária e Acólitos, seguida do Apostolado da Oração, Homens do Terço e Pastoral da Pessoa Idosa às 20h, Mãe Rainha e Legião de Maria às 21h, Casais Paroquianos às 22h e Jovens e Crismados às 23h. Outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira, é a Missa do Crisma ou dos Santos Óleos realizada na Catedral de Picos, com a participação de todos os sacerdotes da Diocese manifestando a unidade do clero, dos fiéis e do Bispo.
Na Sexta-Feira Santa ou Sexta- Feira da Paixão é o momento culmine da Semana Santa, marca a crucificação e morte de Jesus. Dia de Jejum e abstinência.
Às 14h, o povo se reuniu na Quadra de Esportes Poliesportivo para a Via-Sacra dramatizada pelo grupo de Teatro da Comunidade Pau Ferro e Grupo de Jovens de Pio IX, rumo à Igreja Matriz, onde aconteceu a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da Missa, apenas são feitas leituras e o beijo da cruz seguida da Procissão com a Imagem do Senhor Morto pelas ruas da Cidade. Os Homens do Terço assumiu a liturgia deste dia.
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia. Um grande silêncio e uma grande solidão reinam sobre a terra. É o dia que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo. Neste dia, a Igreja fica fechada e só às 22h é que se abre e se celebra a Missa da Vigília Pascal, comemorando a Ressurreição de Jesus. Os fiéis participarão da Vigília Pascal trazendo água e velas para benzer e renovar as promessas batismais. A Liturgia desta noite será animada pelo Setor II e Legião de Maria.
Domingo de Páscoa dia da Ressurreição de Jesus é uma das comemorações mais importantes do cristianismo que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. A liturgia deste dia será assumida pela pastoral do Dízimo.
Nestes dias, além da participação dos grupos pastorais e dos fiéis em geral, contamos com a presença e a ajuda do Seminarista Fernando da Paróquia São Sebastião de Patos do PI, que faz o 1º ano de teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina – PI.
Que Deus, nosso Pai, nos dê a força da Ressurreição, renovando as nossas atitudes nos configurando ao seu Filho Jesus Cristo.
Uma Feliz e abençoada Páscoa para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário